Acesso do Cliente
Username
Password

Dicionário de Termos Financeiros

buscar

Ativo

São todos os bens, direitos e valores a receber de uma entidade. Exemplo: terrenos, imóveis veículos, duplicatas a receber, etc.

Ativo circulante

Dinheiro em caixa ou em bancos; bens, direitos e valores a receber no prazo máximo de um ano, ou seja, realizáveis em curto prazo (duplicatas, estoques de mercadorias produzidas etc.).

Balanço

É um demonstrativo que é exibe a situação econômico-financeira da empresa na data a que o balanço diz respeito. O balanço avalia a riqueza, isto é, o valor da empresa, mas não demonstra seu resultado. Apenas o apresenta em valor total, sendo a sua demonstração feita num outro documento chamado demonstração de resultados. O balanço é composto por duas partes que se encontram sempre em equilíbrio. O ativo é igual ao passivo mais o patrimônio líquido.

Bens

Tudo que pode ser avaliado economicamente e que satisfaça às necessidades humanas.

Bens de consumo não duráveis

Ou aqueles que são gastos ou consumidos no processo produtivo. Depois de consumidos, representam despesas. Exemplos: combustíveis e lubrificantes, material de escritório, material de limpeza etc.

Bens fixos ou imobilizados

Representam os bens duráveis, com vida útil superior a um ano. Exemplos: imóveis, veículos, máquinas, instalações, equipamentos, móveis e utensílios.

Bens intangíveis

São os bens que não possuem existência física, porém, representam uma aplicação de capital indispensável aos objetivos. Exemplos: marcas e patentes; fórmulas ou processos de fabricação; direitos autorais; autorizações ou concessões; ponto comercial; fundo de comércio; benfeitorias em prédios de terceiros; pesquisa e desenvolvimento de produtos; custo de projetos técnicos; despesas pré-operacionais, pré-industriais, de organização, reorganização, reestruturação ou remodelação de empresas.

Capital de terceiros

Representa recursos originários de terceiros utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da entidade. Corresponde ao passivo exigível.

Capital próprio

São os recursos originários dos sócios ou acionistas da empresa ou decorrentes de suas operações sociais. Corresponde ao patrimônio líquido.

Capital social

É o valor previsto em contrato ou estatuto que forma a participação (em dinheiro, bens ou direitos) dos sócios ou acionistas na empresa.
Anterior12345678Próxima
Exibindo registros de 1 até 10 num total de 72
© 2017 VISÃO CONTABILIDADE
+ 55 (64) 3461-3449